segunda-feira, 16 de maio de 2011

Anticlericalismo


Movimento histórico que se caracteriza por condenar a influência dominante de instituições religiosas, especialmente do clero da Igreja Católica (padres, sacerdotes), sobre aspectos sociais e políticos da vida pública. Sua atitude denota uma crítica à instituição eclesiástica e à hierarquia católica em geral, o que não implica necessariamente em anticristianismo, ou seja, o sujeito pode-se ser anticlerical e cristão.
O anticlericalismo propugna pela separação e não interferência entre as esferas do poder religioso e do civil. O ativista anticlerical critica a acção política das instituições religiosas.
O anticlericalismo é mais frequente no cristianismo, mas há atitudes anticlericais nas demais religiões. O anticlericalismo foi um sentimento presente no iluminismo, revolução francesa, revoluções proletárias e/ou socialistas. Como consequencia, existem países laicos que barraram (ou reduziram) a influencia clerical em sua política (e até mesmo estatizando as propriedades clericais). Ex:França,Cuba,Venezuela,Itália, R.Tcheca..MM

Nenhum comentário:

Postar um comentário