sexta-feira, 27 de maio de 2011

Guerra Justa


Doutrina de ética militar estudada por diplomatas, teólogos e filósofos da moral que defende a idéia que um conflito militar pode e deve atender os critérios de justiça filosófica, religiosa e política, caso siga determinadas condições.
Como argumento acadêmico à nível universitário, podemos considerar a totalidade da obra da chamada "Dinastia de Sun Tzu(primeiros imperadores da China)", na chamada "Arte da Guerra(e mais tarde completada, dos fragmentos dessa mesma obra, encontrados com o chamado "Exército de Terricota"), cuja obra total poder-se-ia sintetizar com a fraze - ... "A Arte da Guerra, é estar devidamente armado para dominar uma Guerra, e náo fazer jamais à Guerra ... - O Poder de Reprimí-la!"(Sabedoria).

Mais tarde repetido, na mesma linha de pensamento, por Júlio Cesar(primeiro imperador romano)"... - Se queres a Paz, prepara-te para a Guerra ... - Se estás em Guerra, prepara-te para a Paz ...".

Poderíamos portanto afirmar, pelo que aconteceu na antiga China, antes do primeiro império, que a chamada "Guerra Justa"(do livro de Sun Tzu, para aquele soldado-filósofo, e para o futuro educador e político Confúncio, juntos, em um só pensamento, como também para o general Júlio Cesar), seria: - " ... àguela que procura manter uma etinia(ou *raça de animais, pois issso tamém acontece na Natureza"), sujeita à extinção. Etinia(ou raça de animais) essa, que desapareceria com certeza, ou seria fatalmente tragada, com uma "nova" ordem estabelecida ...".

Nenhum comentário:

Postar um comentário